Carta Aberta ao Evando

|
E aí, mô pombo, tranquilo? Não muito, né? Pois é, rolou um stress no jogo de ontem, eu sei. Eu já estava no carro participando do buzinaço da Cimed quando ouvi as suas declarações em nome do grupo do Avaí. Foi uma declaração emocionada, suas palavras foram só emoção, e quando isso acontece a razão passa longe. É claro que você estava nervoso quando disse que os 30 torcedores que protestaram “apanharam e mereciam apanhar mesmo”. Você não pensa assim e tenho certeza que ao ler os jornais de hoje não reconhecerá suas próprias palavras. Você também perceberá que não há sentido em dizer que o grupo está cabisbaixo por causa desses 30. Pô, e os outros 7.750 que foram lá pra torcer por vocês não contam, ô ixtepô? Permita-me pinçar e editar um parágrafo de sua declaração:

- Sinceramente, é uma tristeza no coração do atleta. A vontade do grupo é ser campeão no domingo e, na segunda-feira, ir embora para outro clube. (...) O meu desejo neste momento é ser campeão no domingo e me despedir da torcida, dizer muito obrigado, podem trazer mais 30 jogadores para fazer uma história como essa que o nosso grupo está escrevendo. Esse era o meu sentimento e o do grupo dentro do vestiário.

Como assim ser campeão no domingo e ir embora na segunda? Nós sabemos que se tiver uma boa proposta você irá mesmo, porque você é profissional e pai de família. Mas entenda o lado do torcedor. Esse grupo de atletas e comissão técnica que tanto nos orgulha há bem mais de 15 meses, não fez nenhum favor ao conquistar o acesso à série A e estar nas finais do campeonato catarinense. Vocês são pagos para isso mesmo, tanto quanto os outros profissionais de outros times de SC. O grande mérito desse grupo comandado pelo Silas e que a gente adora, foi ter cumprido o “acordo coletivo de produtividade”, por assim dizer. Eu faço isso todos os dias aqui no meu trabalho, e se você pensa que há uma arquibancada montada ao lado de minha mesa cheia de gente para torcer por mim, engano seu. Ou eu faço ou estou na rua, meu velho. Pensa que alguém fica gritando o meu nome? Nem pensar. Você é feliz, acredite-me.

Essa é a diferença básica entre patrões e funcionários nessa empresa chamada futebol. Os torcedores são os eternos funcionários emocionais dos clubes, embora sejam os seus patrões financeiros. E como se não bastasse essa relação estranha, esses mesmos torcedores ainda pagam para “trabalhar” para seu funcionário principal, o clube. Será que agora você conseguiu entender porque a gente pode reclamar? Obviamente falo de protestos normais, não de vandalismos como os de ontem ou de cobranças feitas de forma agressiva ou desrespeitosa. Aliás, se você conseguisse conscientizar seu companheiro de equipe que fazer gestos obscenos para os torcedores só atrapalha, seria ótimo. O respeito é uma via de mão dupla, sem exceção. Por isso acho que vocês jogadores tem suas razões, sim, para ficarem chateados. São humanos, são pessoas normais, são homens de família.


Reconheço humildemente que quando o assunto é destempero emocional nós torcedores não somos um bom exemplo a ser seguido. Futebol tem essa coisa doida da paixão que, diferentemente do amor, é sentimento explosivo, de momento, todo amalucado e que não prima pela sequência lógica das idéias. Pois bem Evando, sabe o que vai acontecer nos próximos dois jogos? Vamos torcer feitos doidos por você. Não apenas por você, mas por todos os seus companheiros que ontem ficaram tão magoados. Sabe o que está se passando hoje pela cabeça daqueles 30 que ficaram alvoroçados? O mesmo que está passando pela sua: “que cagada”. Então ficamos assim: tá todo mundo perdoado, a torcida pode esperar aquele mesmo futebol que esse time maravilhoso sabe jogar e vocês podem contar com nosso apoio incondicional.

Cara, os presságios são excelentes. Lembra a última vez que perdemos pra Chapecoense na Ressacada? Pois é, depois disso chegou o comandante Silas, subimos para a série A, acumulamos 15 meses de invencibilidade na nossa casa e ainda fomos o melhor time do campeonato catarinense de 2009. Mais 15 meses nesse ritmo e estamos na Libertadores, já pensou? Tu de Toyota zerinho e no banco do lado o Martini todo bobo com aquele curió premiado. Credo!

15 comentários:

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

Até que tu escreves bem Chuletinha...

Concordo com alguns pontos, discordo de outros.

Já não é de hoje que o Evando ta de palhaçada, se tu parar e analisar os fatos e as atitudes, vais constatar que ele tá querendo virar o gamelão tem tempo.

Claro, nada justifica a atitude de meia dúzia de CABEÇAS DE CAMARÃO.

Forte abraço.

Gerson Santos disse...

São as benditas emoções. Nada grave, de ambos os lados.

Thiago Pravatto disse...

perfeito gerson!!

essa carta vai chegar as maos do evando?
ele merece mto ler isso pra por a mao na consciencia pra saber que assim como a torcida errou, ele tb!

parabens pela iniciativa e pelo texto!

Abraços,
Thiago

Gerson Santos disse...

Olha, Thiago, seria excelente se chegasse. Minha esperança é a D. Nesi que fuça todos os blogs diariamente hehehe
Está-se discutindo muito o resultado da partida analisando-se se a torcida está ou não ao lado do time. Bobagem pura, a questão não é essa. Acho que isso merece um post especial.

Tássio disse...

Assim como ja citei no blog do Rogério/Tullo: Quem nunca gritou um palavrão ou xingou um jogador nos lances de uma partida de futebol? O sangue esquenta quando somos estes apaixonados pelo time ao qual te referiste. Creio que o Marquinhos, Evando e companhia que se excederam ontem também estavam aditivados com a dose cavalar de perder novamente para os gaúchos do oeste e ainda ouvir vaias e xingamentos da torcida a que concederam tanta alegria ultimamente. Violência, principalmente física, é uma merd*.

Sei que as coisas vão acabar bem, com a humildade de sempre conseguiremos o título e o clima voltará a ser de festa.

Ah, e a carta contém uma ideia (sem acento agudo é terrível) motivacional interessante. Parabéns pela iniciativa

Neto Mattos disse...

Gerson sábias palavras, faço delas as minhas. E falto algo que li nos comentarios dos torcedores que estavão lá no acontecido que ouviram ele chamar o clube de MERDA. Sim ele que fala tanto de carater como ele pode dizer isso da "empresa" que ele trabalha? E como dizer que o clube é uma merda e ele é a mosca que precisa desta merda para sobreviver!

Anthony disse...

Como sempre muito boa sua postagem istepô !!!

Gerson Santos disse...

Valeu, Neto. Sim, o Evando falou bobagem, mas eu tb falo direto. O que me incomoda nessa declaração dele é esse desvio emocional do clima da final. Que desperdício tolo.
Anthony, beleza, mas só pra completar: putz, pra ajudar não tem um! Já tem cara da imprensa dizendo por aí que o Evando está meio que negociando com o CAP. Se não é FATO então é fofoca. E se é fofoca, fecha o bico, né não?

Não tenho Blog, mas é do Avaí. disse...

Eu duvido que os babacas que invadiram o estacionamento pra vandalizar estão arrependidos. Pra variar tem uns aí que adoram tirar o foco do problema e jogar a culpa pra cima de outro. Hipocritas ao extremo, como quando jogaram uma bomba no Seu Ivo e disseram que a culpa foi da polícia e do seu Ivo por não estar no local correto. Ou seja, quem jogou a bomba não teve culpa, foi um ato normal, crime foi ter deixado o seu Ivo ficar onde estava. E dessa forma esses mesmos elementos argumentam que são torcedores, qeu a culpa é do Marquinhos que fez gesto, do Evando e do Martini que homens que são agiram como tais, passívos de erro. Quem consegue aturar tudo isso e não se deixar levar pela emoção é monge budista.

Aaa disse...

Feliz dia do Índio... hehehe

Abraços,
Alemão

Wilson de Almeida disse...

Po Gerson, vai pro mato ow...

Assino embaixo tudo que tu escreveu.

Nota 10 pro post.

E só uma coisinha, lugar de marginal é na cadeia ;-)

Jorge André disse...

Concordo com vc,são os mesmos sentimentos só não concordo torcedores irem até o vestiário tirarem satisfeções..num momento em que o AVAI só está trazendo alegria.....

kevin disse...

Então ficamos assim: tá todo mundo perdoado, a torcida pode esperar aquele mesmo futebol que esse time maravilhoso sabe jogar e vocês podem contar com nosso apoio incondicional. [2]

gostei muito do texto!

Claudio disse...

Post muito bem escrito. No episódio de ontem, ficou claro que os jogadores erraram, bem como aqueles "torcedores" no final do jogo. Todos estavam de cabeça quente fora de si e quando estamos assim geralmente fazemos merda.
Mas o mundo não acabou e o que importa é nos unirmos (torcida + jogadores + diretoria + comissão técnica) pois teremos duas guerras pela frente.

VAMO VAMO AVAE!

Eduardo Santos disse...

Muito bom Gerson, é isso que 99% da torcida avaiana queria dizer ao Evando agora.
Não é pq ele esta jogando mal que vamos esquecer de tudo que ele fez em 2008.
Ele é o nosso ídolo e sempre irei respeita-lo muito.
Mas sair falando bobagens para a imprensa depois de um fato isolado é coisa de jogador que não tem cabeça.

Todos no episódio estavam errados e que isso sirva de lição, a verdade é que a nossa torcida estava mal acostumada.

Abraço mô pombo

Postar um comentário