
Venho observando o Marketing esportivo há pelo menos dois anos. Mesmo que de forma superficial, pude perceber o que cada clube tem feito em relação ao bom uso (ou não) de suas áreas de Marketing. Seria mais ou menos esperado que se citasse o São Paulo FC, talvez o clube mais organizado nessa área em se tratando de Brasil. O Atlético Paranaense também faz bonito, além de alguns clubes do Nordeste que vem fazendo um trabalho muito bom e rumando para o profissionalismo. Mas quero chamar a atenção para o Internacional de POA.
Talvez você não tenha notado, mas a cobertura dada ao centenário do Colorado Gaúcho ocupou um espaço na mídia muito maior que os festejos de clubes com torcidas maiores e por isso com elevado apelo comercial. Rapidamente, podemos citar Vasco e Flamengo. Procure se lembrar o destaque que estes clubes tiveram quando completaram os mesmo 100 anos. Não, não é impressão sua, teve muito menos “barulho” mesmo.
Espaço na mídia
As notícias sobre o centenário vermelho começaram na sexta-feira à noite, 03 de abril, e só tiveram fim na segunda-feira seguinte, completando quase 4 dias de publicidade “gratuita”. E olha que estou falando apenas das TV’s, jornais e Portais de alcance nacional. Mas pense bem: apesar de ser um grande clube brasileiro, faz sentido que o centenário de um clube de abrangência regional tenha esse tratamento diferenciado pela mídia nacional? Isso foi fruto do acaso, de forma alguma, mas de uma atuação positivamente agressiva de um Marketing profissional.
Enquanto a maioria dos clubes se limitam a jantares e queima de fogos, o internacional montou um ano inteiro de celebrações. Estão (e foram) previstas ações como: museu, shows, caminhadas, missas, presença de antigos ídolos e personalidades, transmissões na internet e até um filme sobre o assunto.
Vou conhecer
O Internacional de Porto Alegre tem se diferenciado nos últimos anos fora dos campos pelo belo trabalho de marketing de relacionamento e fidelização que vem realizando junto aos seus sócios, que já passam de 80 mil pessoas, número impressionante até para os padrões europeus. Desde 2004, quando foi iniciado o trabalho, esses sócios-torcedores vêm conquistando diversas vantagens, sendo a principal delas a preferência na compra de ingressos. Na final da última Copa Sulamericana, contra o Estudiantes da Argentina, todos os 55 mil ingressos foram vendidos para sócios, por exemplo.
Quero conhecer de perto esse trabalho, por isso já entrei em contato com o Beira Rio para agendar uma visita. Por incrível que pareça, o depto de marketing colorado está aberto para receber qualquer clube do Brasil: isso também é Marketing. As possibilidades de trocas de informações estão á disposição, basta que nossos dirigentes esportivos catarinenses demonstrem interesse e ação. Essa morosidade na tomada de atitude me lembra uma frase de Henry Ford:
2 comentários:
te achei mané!!! abraços
Concordo com os elogios às ações do Internacional, realmente o aproveitamento que o clube gaúcho faz das ferramentas de mkt é muito bom. Porém, acho difícil fazer um paralelo e afirmar que o 'barulho' feito pelos gaúchos é maior do que de outros clubes. Lembro que Flamengo e Vasco, exemplos citados, fizeram sim muito barulho. Claro que menos por esforços próprios e mais por causa da mídia carioca que domina o país. Tbm podemos citar o Coritiba atualmente. As ações do clube alvi-verde são semelhantes ao do colorado, a grande diferença é que aqui em Floripa não ficamos sabendo de tantos detalhes pois a população de torcedores coxa-brancas por aqui é infinitamente menor do que de colorados.
Mudando de assunto, quando for a Porto Alegre visitar o Inter, não deixe de reservar uma tarde para ir no Memorial do Grêmio. Vale muito a pena!!
Saudações e vida longa ao blog!
Guto Atherino
Postar um comentário