Complexos x Realidade

|
Como um blog avaiano poderia começar um post pelo lado contrário? Simples, citando um texto de um blog do time do Estreito: “Muitos estão se perguntando: onde o Eduardo quer chegar com essa conversa? Então eu respondo: quero chegar a declaração que eu ouvi ontem a noite na rádio. Um determinado comentarista de uma rádio disse que “o Avaí tem que ir jogar com o Flamengo pensando em perder de pouco”. Depois tentou consertar a frase, mas não conseguiu. Essa frase reflete o pensamento de alguns membros de nossa imprensa. Como catarinense fiquei chateado com a declaração. Foi por pensamentos como esses de nossos dirigentes que os clubes de Santa Catarina ficaram por muito tempo sendo considerados o zero da BR-101. Graças ao empenho de... aqui".
Quero pinçar desse fragmento de texto a expressão “perder de pouco”. Ela me remete ao complexo de inferioridade que, nós catarinenses, temos em relação ao resto do país quando o assunto é futebol. Sejamos sinceros, nosso currículo é fraco: um título de série C, outro de série B e um título da Copa do Brasil. Isso é pouco, pouco mesmo. Até ontem a nossa realidade era enfrentar o combalido Tubarão com a certeza de que os tres pontos estavam garantidos. Se algo desse errado, a gente descontava num criciúma semi-morto da vida. Agora a coisa mudou de figura, se a gente perde dois pontos dentro de casa para um ex-campeão brasileiro, na semana sequinte temos que correr atrás desses pontinhos contra um dos melhores times brasileiros, com a maior torcida do mundo fungando no cangote e num estádio “um pouco maior” que aquele de Timbó.

Mas vem cá: você já conseguiu acreditar naqueles 70min mágicos onde colocamos o Atlético Mineiro na roda? A ficha já caiu pra você? O fato é que mesmo sendo um time do bloco intermediário do campeonato, o Atlético ainda é um dos gigantes do futebol brasileiro. Quem estava na Ressacada viu que o time do Avaí não tomou conhecimento de toda essa tradição, esqueceu da ansiedade da estréia e até mesmo do abismo salarial que nos separa dos mineiros. Isso sem Caio, Marquinhos e metade do tempo sem Odair.

Não sei o que aconteceu com o Avaí nos últimos 20min do jogo. Sei lá, talvez tenha sido essa sina de inferioridade psicológica que nos fez ceder espaços em campo a ponto de permitirmos o empate e quase perdemos o jogo. No dia seguinte surgiram preocupações relacionadas às contratações realizadas por nossa diretoria. Como não sou de ferro, mas apenas humano, também tenho essa preocupação. Mas não podemos fugir da realidade. O orçamento do Avaí é minúsculo quando comparado aos grandes do futebol brasileiro. Citam com muita frequência os R$6milhões que cairão no caixa da ressacada via Rede Globo. Oras, isso é o que o Palmeiras gasta por ano apenas com o Luxemburgo. Ainda é cedo para fazermos algum tipo de juízo minimamente coerente.

O Dani, que faturou a pizza na Promoção Aguenta Coração pediu minha opinião sobre nossas chances na série A. Pedi que fizesse essa mesma pergunta lá pela quinta ou sexta rodada. Até lá é só torcer para que aqueles 70min se repitam em todos os jogos. Aí pode vir Flamengo, São Paulo, Internacional, qualquer um, que calaremos os profetas do apocalipse.

5 comentários:

Eduardo disse...

Gerson

Obrigado pela referência e parabéns mais uma vez pelo texto. Se os próprios torcedores daqui da terrinha não acreditarem em seus clubes, quem vai acreditar?

Para nos mantermos na série A temos que ter muita transpiração. Nossos sonhos não tem limites. Temos que jogar junto com nossos clubes para tranforma-los em realidade.

Abraço,

Eduardo
Blog Gigante Alvinegro

Gerson Santos disse...

Olha, Eduardo, tem um pessoal "ligado" que começa a emergir do limbo da comunicação. Quem mandou inventarem a INTERNET? Com todo respeito aos profissionais que fizeram faculdade, pós-graduações etc, quando quero espiar o que está acontecendo na casa do meu "grande rival", é nos blogs que vou buscar essa informação. Como diria o Tas "eles estão à solta, mas nós estamos correndo atrás".

Unknown disse...

Da muita raiva disso, aqui nem a imprenssa monospresa os times menores do estado. Mas oq me deu odio foi ouvindo a cbn hj(nunca ouço a radio só em dias de jogos, não sei pq diabos meu vontade de ouvir hj) e um barbeirense manda um e-mail dizendo algo coisa parecida: "De quantos vai ser a sacolada de 'domingo' do avaí?". Detalhe q o cara quis fazer uma piada e acabou falando merda...tomara q percam pro abc e ao vivo!

Tássio disse...

já esperava por este tipo de tratamento vindo dessa imprensazinha meia-boca.

Como eu sempre digo: Antes só do que mal acompanhado.

Sou Avaí disse...

AINDA BEM quie existem os blogs para nos atualizarmos. Apesar de que cada blog (seja avaiano ou do time do estreito) puxa um pouco (OU MUITO) da brasa para sua sardinha, sempre se consegue mais informações do que nos chamados grandes da IMPRENSA. Aquela foto do Nilmar de primeira página (quando no mínimo deveria ter uma foto exaltando a estréia do Avaí na série A depois de 30 anos)IRRITOU. Mas vamos convir que na imprensa local existem mais GAÚCHOS do que manezinhos e os manezinhos são - geralmente - bocas alugadas.

Postar um comentário