Mais que um título

|
Faltando pouco mais de 24hs para a decisão do Campeonato Catarinense de 2009, tenho a sensação que o tempo quase parou. Tudo acontece muito lentamente e parece que o domingo não chegará. Mas ele precisa chegar, até porque será um momento onde estaremos todos, torcida, jogadores e diretoria, prestando contas de tudo o que foi feito até aqui. Se ganharmos alguns fanáticos subitamente perdoarão todos os erros cometidos, tudo fará parte do passado e não se fala mais nisso. Mas se perdermos (toc, toc, toc), os mesmos fanáticos não perdoarão nem os gandulas: “Ninguém presta, é uma vergonha, fora Zunino, blá, blá, blá." É por isso que não gosto desse tipo de “paixão” sem limites, pois do mesmo modo que podem morrer por seu time, também podem abandoná-lo para sempre em questão de minutos.

Um bom meio termo seria aquele torcedor que não abandona o seu time, haja o que houver, mas que também não abre mão de seu espírito crítico, de sua capacidade de pensar e por isso sabe ponderar com inteligência sobre os erros e acertos. É impossível ser um bom torcedor apenas elogiando, como também é impossível ser um bom torcedor fechando os olhos para os erros. É o elogio moderado e a crítica construtiva que nos empurra para a busca da excelência.

Digo isso pois temos um cenário de muita tensão para a decisão de amanhã. Nós avaianos estamos confiantes, motivados, mas também nervosos. Estamos com muitas saudades de um título, e lá se vão 12 anos desde o último. A abstinência é tamanha que chegamos a dar volta olímpica com troféu de 2º colocado da série B, mesmo tendo ficado em 3°. Nesta última década nosso maior rival teve mais vitórias em clássicos, ganhou mais títulos estaduais, nos ultrapassou no total geral de conquistas regionais e esteve por sete anos seguidos na série A do Campeonato Brasileiro.

Que década, meu Deus, que década.
Tivemos muita paciência, com toda certeza, mas talvez precisamos de um pouco mais para o jogo de amanhã, pois dificilmente teremos facilidades. Durante os 120min o apoio da torcida terá que ser incondicional. Vaias não ajudarão, mas não ajudarão mesmo. O silêncio também não. Vamos apoiar até faltar a voz, e se faltar, vamos assobiar, sei lá. Esse jogo pode ser (e será) aquele que confirmará nossa ascenção definitiva aos melhores anos de conquistas da história do Leão da Ilha. A conquista do acesso à série A não terá sido apenas um momento maravilhoso, mas um divisor de águas entre duas fases completamente diferentes. Todos estamos nos dando um voto de confiança, e ele será comemorado com o o melhor momento do futebol: o gol, e nesse caso, o gol do título.

6 comentários:

Jaque disse...

Novamente assino embaixo..E esse domingo q ñ chega?? Juro, tenho sonhado tds as noites com essa final..acordo no meio da noite e fico imaginando como vai ser.. Bate aquele medo do pior (toc toc toc).. No entanto o sonho q prevalece é aquele em que o resultado fica em 3x1 no tempo normal. Chapecoense abre o placar no 1 tempo, mas o Leão sem se abater e a torcida muito menos empurra para o primeiro, segundo e terceiro gols da partida no 2tempo. Ja em extase, acreditando q nada mais poderá dar errado, na prorrogação, mais um gol do Leão e pronto..a Ilha fica azul e branca, voz??? ng mais tem..Ñ tem quem se contenha, são lágrimas, risadas, abraços em quem vc nunca viu antes..tds compartilhando um único sentimento, o da vitória, do título!!
Aix..e este é o sonho q se repete desde terça-feira desta semana, tds as noites sem exceção..e domingo é o dia de se concretizar (talvez ñ com os 4 gols do Avaí..mas já q eh sonho, vamos alto =])

Gerson Santos disse...

Jaque, tu é lôca. Então... bem vinda ao clubinho.

artur mosca branca disse...

Caro Gerson,
entendi ipsis litteris as tuas palavras no primeiro parágrafo, e a bem da verdade até concorod com elas...
mas uma coisa tu hás de concordar, a "paixão" do Avaiano, é um acoisa diferente, é singular, e com a licença poética, ela é "PRA VIDA TODA".

DOMINGO que vem tem atlético, é série A, estraemos lá de novo, pra apoiar, rir, chorar, sem cansar jamais da nossa segunda casa, A nossa Ressacada!

Saudações Avaianas, na volta à hegemonia.

Sou Avaí disse...

O torcedor avaiano está MAIS ansioso do que o normal, e isto é compreensível pelo longo jejum de tírulos. A tristeza e a decepção com certeza podem tomar um contorno mais trágico caso amanhã a conquista do título não se concretize. O torcedor de um modo geral é HIPERpassional. Mas, quer saber? Não quero nem pensar nesta hipótese. Este grupo de jogadores que aí estão, entre eles Marquinhos e Evando, merecem entrar DE UMA VEZ POR TODAS para a galeria dos eternos e INESQUECÍVEIS. Vamos ser campeões. Que os deuses do futebol premiem a sofrida galera avaiana e de preferência com um gol do iluminado EVANDO. Amém !

Jorge André disse...

PARABENS PELO BLOG, ESTAREMOS AMANHÃ NA BEIRA MAR PARA COMEMORAR TENHO CERTEZA....SOU O ANDRÉ-ABEPOM

Unknown disse...

todas as noites antes de dormir bate aquela anciedade, pior de tudo que tenho asma, teve uma noite que fui obrigado a tomar o meu remedio pq se não eu não ia conseguir dormir pq tava começando a atacar a bronquite. E hj uma amiga me comentou - Erick, taz tão penssativo hj! As vezes fico pensando: Eu acredito no titulo!!! Mas as vezes paro e penso: Puts! E se não der??
Vamos Leão, vamos fazer historia do clube novamente!!!!!!

Postar um comentário