O valor de se relacionar com a torcida

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Segundo matéria da revista Exame o Corinthians tem a marca mais valiosa do Brasil, avaliada em R$ 1,23 bilhão. Desde 2010, ano em que assumiu a liderança do ranking, o clube paulista teve a sua marca valorizada em R$ 486 milhões. O segundo lugar é ocupado pelo Flamengo com uma marca de R$ 1 bilhão e o São Paulo está em terceiro, com R$ 879 milhões.
Vários fatores contribuíram para a liderança corintiana como a força da torcida, as cotas de tevê e os patrocínios. Embora seja realizado ano a ano, o estudo mostra também a evolução das marcas nos últimos cinco anos. Nesse contexto, o Corinthians está colhendo agora os frutos das ações de relacionamento com os torcedores que foram realizadas na conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, em 2012.
De acordo com o estudo, uma variável sozinha não determina o valor de uma marca. Além da força da torcida (tamanho, faixa etária e hábitos de consumo), o valor considera as receitas (cotas de TV e patrocínios de camisa, por exemplo). Um dos segredos para uma marca forte, portanto, é o relacionamento com a torcida. A metodologia utiliza dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing, além de dados econômicos e sociais dos brasileiros. Fica aí mais um reforço ao Avaí sobre a importância de incrementar essa oportunidade de fidelização de seus fãs. Fora isso, tudo fica resumido aos resultados em campo.

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